quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Marco da Lapa - Homenagem ao Boneli

 


No dia 10 de setembro foi inaugurado o Marco da Lapa e efetuada uma Homenagem ao líder comunitário José Benedito Morelli o Boneli.
Efetuamos um registro fotográfico da homenagem, uma demonstração da realização do esforço comunitário. Boneli nos deixou em março desse ano, foi ele que planejou e juntou esforços para a efetivação desse Marco da Lapa.
Nada mais significativo que colocar o texto do jornalista Eduardo Fiora, editor do Jornal da Gente, que fez as últimas entrevistas com Boneli. Entrevistas marcantes do significado do movimento comunitário, não só da Lapa, mas brasileiro.
A primeira SABs Sociedade Amigos de Bairros nasceu na Vila Ipojuca, região da Lapa em São Paulo.
Efetuamos nessa homenagem um resgate de todos os companheiros (as), construtores do ideal comunitário. Tantos que partiram...
Embora não mais presentes, ficou a força de suas realizações em nossos corações.
Esse trabalho é uma pequena lembrança de quem conviveu e aprendeu muito com esses companheiros.
Hugo Ferreira

Resgate de um legado
Texto de Eduardo Fiora editor do Jornal da Gente veja o texto completo em: http://www.tudoeste.com.br/?DS=ttl_resgate-de-um-legado|Pub_5|smfr_3|CodArt_16801|orgn_1
"A partir deste sábado, 10 de setembro, um dos pontos de entrada para da Lapa, mais especificamente a Praças dos Inconfidentes (no início da Rua Guaicurus, em frente à sede da União Fraterna) se transforma em marco zero do bairro, com a inauguração de um monumento, cuja concepção e construção tem caráter comunitário.
Idealizado em 2010, pelo então presidente do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs Lapa), o nosso saudoso Boneli, em parceria com a Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo, cujo superintendente na época era Lys dos Santos, o chamado Marco da Lapa foi concebido voluntariamente pela artista plástica lapeana Carmen Gebaile. O projeto de construção (obra física) foi coordenado, também de forma voluntária, pelo engenheiro lapeano Douglas Formaglio. A viabilização do monumento foi possível graças à participação da iniciativa privada e do apoio da Subprefeitura da Lapa, gestão do subprefeito Carlos Fernandes.
Registrados os devidos créditos, vale aqui abstrair importantes significados da inauguração do Marco da Lapa. Como se vê, o monumento é fruto de uma grande parceria, o que nos permite uma primeira e breve reflexão. A luta por melhorias nos bairros da gente só será vitoriosa se seus atores forem capazes de deixar de lado interesses pessoais para lutar, de mãos dadas, pelos interesses coletivos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário